Dor de dente: o que pode ser?

Está com dor de dente e pensando “o que pode ser?”, “qual a causa?”…Estamos aqui para ajudar você, continue a leitura e entenda. Os dados do último levantamento do Ministério da Saúde, em 2010, sobre saúde bucal dos brasileiros mostrou que a dor de dente pode aparecer em qualquer faixa etária:  * 24,6% das crianças […]

Está com dor de dente e pensando “o que pode ser?”, “qual a causa?”…
Estamos aqui para ajudar você, continue a leitura e entenda.

Os dados do último levantamento do Ministério da Saúde, em 2010, sobre saúde bucal dos brasileiros mostrou que a dor de dente pode aparecer em qualquer faixa etária: 

* 24,6% das crianças com até 12 anos apresentam em algum momento da vida a dor de dente;

* 24,7% dos jovens entre 15 e 20 anos se queixam de dor de dente;

* 27,5% do adultos também sentem a dor; 

* 10,8% dos idosos possuem dor de dente.

A dor de dente pode ter diversas causas, e a única forma de saber exatamente o que está acontecendo é ir ao dentista. Por meio de avaliação e exames, será possível ter um diagnóstico e as formas de tratamento disponíveis. 

Mas, se você chegou até esse artigo é possível que você esteja com dor de dente, e por isso, vamos listar as sete causas mais comuns de dor de dente para te ajudar. Mas, lembre-se: não se automedique e procure um dentista para te ajudar. 

1- Cárie 

Cárie

É importante entendermos que a cárie é uma doença, quando há vários focos de cárie nos dentes chamamos de lesões de cárie (semelhante a catapora que tem várias bolinhas de catapora, mas que a doença é uma só). 

A cárie é ocasionada por bactérias que naturalmente temos na boca, mas que dentre várias causas (sendo a principal delas a má higiene bucal) se proliferam muito, ocorrendo então o excesso de ácidos que esta bactéria produz.

A cárie dentária é definitivamente uma das principais causas da dor de dente. À medida que a lesão vai aumentando, bactérias e outros agentes agressivos podem chegar ao nervo ocasionando em um grande desconforto. 

2- Doença gengival

Doença gengival

A doença gengival, também conhecida como doença periodontal, é outro motivador para a dor de dente. No caso de periodontite (evolução da gengivite), a infecção na região pode gerar muita dor e amolecimento dos dentes.

3- Sensibilidade dentária

Sensibilidade nos dentes

O aumento da sensibilidade nos dentes é uma das principais causas de dor e desconforto. E a sensibilidade dentária é mais comum do que se pensa, sendo um dos principais distúrbios bucais entre os brasileiros. 

Aliás, a mesma sensibilidade pode ter muitas causas – desde a retração da gengiva até o bruxismo.

4- Bruxismo

Bruxismo

A dor de dente também pode estar associada ao bruxismo, distúrbio que consiste em uma disfunção que causa ranger ou apertar os dentes, que pode ter diferentes níveis de intensidade e, em alguns casos mais graves, causar até problemas nas articulações da mandíbula. 

Os principais sintomas do bruxismo incluem aumento da sensibilidade dentária, desgaste dos dentes e até fortes dores de cabeça.

5- Abscesso na raiz

Um abscesso é uma inflamação mais profunda na área da raiz do dente, caracterizada pelo acúmulo de pus que pode causar dor intensa. 

Em casos mais graves, as bactérias do abscesso podem se espalhar pelo sangue e causar infecções em outras partes do corpo.

6- Sinusite

Sinusite e a dor de dente

A sinusite pode ser um causador da dor de dente, isso ocorre  porque essa inflamação acontece muito próxima aos dentes e podem “refletir” seus nervos.

7- Erupção dos dentes do siso

Erupção de dente do siso

O nascimento do siso pode gerar grandes desconfortos. Isso se deve à pressão do novo molar contra seus vizinhos da arcada dentária ou devido à inflamação das gengivas durante o nascimento do siso. 

Como é tratada a dor de dente?

Como já citamos, uma dor de dente só pode ser tratada apropriadamente por um dentista. Nos casos mais graves, os especialistas poderão indicar o uso de antibióticos ou até mesmo obturações, tratamentos de canal ou extrações.

Se você está sentindo dor de dente por mais de dois dias seguidos, procure um dentista e tenha um tratamento eficaz e seguro. 

Leia também: IMPLANTE DENTÁRIO: PARAFUSOS DE ZIRCÔNIA OU TITÂNIO?

Blog

Contato

    19 3476.3084

    19 99537.9591

    contato@kokolodontologia.com.br

    Rua Duque de Caxias, 79,
    Centro - Nova Odessa - SP
    Whatsapp