Bruxismo: o que é isso afeta na saúde e bem-estar

A Organização Mundial da Saúde (OMS) constatou que o bruxismo afeta 30% da população mundial. No Brasil, dados oficiais apontam que o problema atinge 40% da população. Embora não haja cura, o bruxismo pode ser tratado, aprimorando a qualidade de vida e protegendo os dentes do desgaste causado por esse problema.  Entenda mais sobre o […]

Entenda mais sobre o bruxismo a seguir.

O que é Bruxismo?

O bruxismo é o ato inconsciente de apertar ou ranger os dentes de forma constante e excessiva, o que pode causar uma pressão sobre os dentes e tensão nos músculos responsáveis pela mastigação, além de causar desgaste ou amolecimento dos dentes.

Qual é a razão do bruxismo?

Embora não haja um consenso completo sobre as causas exatas do bruxismo, esse distúrbio geralmente está associado o questões como:

• Ansiedade, estresse, excesso de tensão e outros problemas psicológicos;
  • Efeitos colaterais de medicamentos;
  • Dores de ouvido ou dente;
  • Mau posicionamento dentário;
  • Perda de altura na mordida.

Sintomas do bruxismo

Além do sintoma principal, que é ranger, bater ou apertar os dentes, principalmente à noite, é importante levar em consideração os seguintes fatores que podem indicar o aparecimento do bruxismo:

• Desgaste dos dentes;
  • Maior sensibilidade nos dentes;
  • Dor de cabeça severa, muscular ou articular;
  • Dor no rosto;
  • Dores ou zumbido no ouvido;
  • Dores no pescoço;
  • Estalido da articulação temporomandibular;
  • Trincas e fraturas no esmalte dental e na estrutura dental.

Como saber se estou rangendo os dentes?

Para muitas pessoas o bruxismo é um hábito inconsciente. As pessoas que possuem podem nem notar que estão fazendo isso. Para outros, isso acontece quando eles fazem exames dentários regulares e descobrem que seus dentes estão desgastados ou o esmalte de seu dente está trincado.

Outros possíveis sinais de bruxismo incluem dor na face, cabeça e pescoço. O dentista pode fazer um diagnóstico preciso e determinar se o bruxismo é a causa de sua dor facial.

Como é o tratamento?

O tratamento adequado depende do que está causando o problema. O dentista é o profissional capaz de ajudá-lo a identificar possíveis causas fazendo as perguntas certas e examinando seus dentes de perto.

Dependendo dos danos aos dentes e das possíveis causas, o dentista pode recomendar:

• Usar uma placa feita sob medida, que protege os dentes do impacto do ranger dos dentes;
  • Tratamentos dentários reabilitadores;
  • Fisioterapia;
  • Acupuntura;
  • Laserterapia;
  • Medicamentos via oral, tópicos ou injetáveis;
  • Aplicação de toxina botulínica;
  • Recomendar formas de relaxamento, como caminhadas, leitura e esportes.

Então, fique atento a estas informações e se você sofre com esses sintomas, procure um Cirurgião Dentista para realizar uma investigação, diagnóstico e a terapia mais indicada.

Fale com a Kokol Odontologia e saiba mais sobre o bruxismo, identificamos tratamentos de acordo com as suas necessidades através de profissionais comprometidos e experientes, que valorizam o cuidado da sua saúde bucal e bem-estar.

19 3476.3084

19 99537.9591